Lectio Divina

Santo Inácio de Loyola durante o processo de sua conversão costumava refletir para si mesmo. “E se eu fizesse isso que São Francisco fez: e que São Domingos fez?” Diz o Cardeal Arcebispo de Milão em uma sessão da Lectio Divina para 3000 jovens na Catedral de Milão na primeira quinta-feira de cada mês. Ele treinou setenta dos seus sacerdotes para conduzir lectio em linhas similares. Eles servem outros doze mil jovens em outras igrejas ao redor da cidade na mesma noite que na Catedral. Martini sustenta que é virtualmente impossível ser um cristão no mundo de hoje, a menos que seja exposto à Palavra de Deus. Ter conhecimento da Palavra de Deus ínfimo não nos dá a desculpa para sentar e não fazer nada. Há uma fome na terra que só pode ser satisfeita pela exposição à Palavra.

UM SISTEMA DE SUPORTE

As pessoas muitas vezes vêm frias para a Eucaristia de domingo, despreparadas para a estranha linguagem das leituras. Eles não têm uma cultura bíblica. Se o pregador está igualmente ausente, então é um caso de cego liderando o cego e ambos caindo em um poço de frustração.

INCRIVELMENTE SIMPLES:

A Lectio Divina feita em uma situação da comunidade talvez seja uma maneira de sair dessa frieza. Lectio é enganosamente simples, mas pode ser totalmente envolvente. Leia o texto. Leia em voz alta. Provoque o significado. Repita palavras e frases até que se torne parte de você. Medite no texto, o que significa que permitimos que a Palavra nos desafie em nossas vidas diárias, faça conexões com nossas memórias, ambições, esperanças, sonhos e esforços. Isso, por sua vez, leva à oração, às vistas talvez, ao louvor grato, ao arrependimento e petição e, finalmente, sob o ímpeto da graça de Deus ao que excede todo entendimento sensível, contemplação, sendo mantido pela Palavra nas profundezas de nosso ser.

REGRA DE SÃO BENTO

A lectio é uma das formas mais antigas de oração na Igreja. Há evidências disso na própria bíblia. Foi consagrado na Regra de São Bento e tornou-se uma das características distintivas da vida monástica. Lectio pode ser feito por conta própria ou em comunidade. Mas por que confinar isso às situações de comunidades religiosas e casas de retiro? Por que não levá-la às paróquias e apresentá-la ao povo de Deus? Essa é uma área de atuação dos leigos carmelitas.

Lectio Divina, traduza como leitura espiritual e isso significa algo totalmente diferente. Tampouco é sagrado ler o equivalente exato do que se entende por Lectio Divina. Descrevi isso antes, no contexto de apresentá-lo em nível paroquial, a forma clássica de lectio que a Igreja herdou da tradição monástica. Guigo, um obscuro monge cartuxo do século XII, expõe este método tradicional de leitura orante das Escrituras como se fosse uma escada que vai da terra ao céu, onde há quatro degraus, lectio, meditatio, oratio, contemplatio.

UMA DIRETRIZ

O método de Guigo não pretende vincular as pessoas a uma estrutura rígida. Ele presume que cada um encontrará o próprio ritmo de oração pessoal. O método é uma diretriz que encorajou a oração de milhares de monásticos e leigos através dos séculos. Entrou no esquecimento após a Reforma por causa da reação católica romana ao uso protestante da Bíblia e por causa da ênfase no lado racional em oposição ao lado afetivo e intuitivo da pessoa humana. Lectio combina cabeça e coração.

O ESPÍRITO SANTO

Os livros da Bíblia foram escritos sob a inspiração do Espírito Santo. Inspiração como criação não é um evento do passado. A inspiração está em andamento. O Espírito faz a Palavra de Deus do passado presente para o leitor. Através do Espírito Santo, Deus está endereçando sua Palavra para mim aqui e agora. (DV, No. 8) “Assim como o Espírito da vida tocou o espírito do Profeta (autor bíblico), ele toca o espírito do leitor” – Gregório, o Grande.

UMA UNIDADE INTRÍNSECA

Existe uma unidade intrínseca nas Escrituras. Orígenes descreve Cristo como a “Verbum brevissimum”, a Palavra que conclui e abrevia todas as palavras da Escritura. João da Cruz coloca de forma sucinta e bela na “Ascensão do Monte Carmelo” (Bc. 2: 22-3). “Ao nos dar seu Filho, sua única palavra, ele falou tudo para nós de uma só vez nesta Palavra – e ele não tem mais a dizer …”

OBJETIVO DA LECTIO

O propósito da lectio é tríplice, encontrar Deus nos termos de Deus, discernir sua vontade e alcançar “o conhecimento supremo de. Jesus Cristo ”. “Porque a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo” (São Jerônimo). A disposição que trazemos para a lectio é descrita por Isaías: “Ele desperta meu ouvido para ouvir alguém sendo ensinado” (50,5). Descrever os quatro estágios do que Guigo chama de escada divina da oração:

Primeiro passo: Lectio (leitura)

Selecione um texto bíblico. Leia-o repetidamente. Deixe ecoar e ressonar dentro de você. Lembre-se de que Deus está falando com você aqui e agora. É uma questão mais de ouvir, atentar para o que ele está dizendo em oposição a refletir. A questão que estamos colocando é o que o texto significa? O que está dizendo?

Segunda etapa: Meditação (meditação)

Podere sobre a passagem. Rumine sobre ela (uma palavra favorita com os monges). Encontre passagens paralelas em outros livros da Bíblia. As notas de rodapé em uma cópia da Bíblia podem indicar tais passagens, especialmente versos dos salmos. Encontre associações em sua experiência de vida. Memórias podem surgir, até mesmo memórias dolorosas que buscam cura. Discernir como o texto está desafiando você hoje, desafiando talvez seus vícios, seus falsos ídolos, a parte não convertida de você.

Terceiro passo: Oratio (oração)

A oração de acordo com Teresa de Ávila é um diálogo. Deus fala e nós respondemos através das palavras do texto na medida em que podemos. A liturgia é o grande mestre aqui, respondendo à Palavra na linguagem da Palavra. Nós respondemos no humor normal de orar, agradecer, pedir, arrepender, louvar, interceder, etc.

Quarta etapa: Contemplação (contemplação)

Leia o texto novamente, saboreando o que você descobriu nas etapas anteriores. Esteja aberto para o dom de Deus de um entendimento que vai além de todo entendimento sensível. A contemplação também pode significar ver tudo e todos através dos olhos de Deus.

GUIGO

Voltando novamente para Guigo. Ele se volta para uma metáfora para explicar os quatro passos, quatro momentos que estão conectados e correlacionados. “A leitura é como comida sólida sendo levada à boca. Meditação derruba e mastiga. A oração o saboreia. A contemplação, então, é como uma doçura que refresca e incute a alegria. ”Então ele explica em palavras simples:“ A leitura se refere ao exercício exterior, a meditação é o entendimento interior, a oração é o desejo e por fim a contemplação supera toda experiência sensível ”.

São Gregório Magno nos aconselha a “encontrar o coração de Deus na Palavra de Deus”. São Bernardo de Claraval escreve: “Eu guardo a Palavra de Deus como se quisesse comida. A Palavra de Deus é um pão vivo, o alimento da alma. O pão guardado em um armário pode ser roubado, comido por ratos, mas, uma vez consumido, nenhum desses infortúnios deve ser temido. Guarde a Palavra de Deus assim, porque abençoados são aqueles que a guardam. Deixe-o afundar em seu íntimo coração e passar para suas afeições e modo de vida. Coma abundantemente e sua alma se regozijará. Nunca se esqueça de comer este pão, para que seu coração não murche, mas o alimente e fortaleça com um alimento tão rico e frutífero. Se você se apegar à Palavra, a Palavra irá protegê-lo. O Filho de Deus virá a você e ao seu Pai também.

Exemplo de uma Lectio Divina:

Lectio Divina
Quinta-feira, 30 de maio de 2019
A missão da igreja:
Para dar testemunho do perdão que Jesus oferece a todos
Lucas 24, 46-53

Oração de abertura

Shaddai, Deus da montanha,
Você que faz da nossa vida frágil
a rocha da tua morada,
guie nossa mente
para atacar a rocha do deserto,
para que a água jorra para saciar a nossa sede.
Que a pobreza dos nossos sentimentos
nos cobra como com um manto na escuridão da noite
e que abra nosso coração para ouvir o eco do silêncio
até o amanhecer
envolvendo-nos com a luz da nova manhã,
pode nos trazer
com as brasas do fogo dos pastores do Absoluto
que tem vigiado por nós perto do divino Mestre,
o sabor da memória sagrada.

Lucas 24, 46-53

  1. LECTIO

a) O texto:

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.
E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

b) Um momento de silêncio:

Vamos permitir que a voz da Palavra ressoe dentro de nós.

  1. MEDITAÇÃO
    a) Algumas perguntas:
  • Em nome do Senhor: Em nome de quem eu vivo minha vida diária?
  • Para todas as nações. Sou capaz de acolher tudo ou discrimino facilmente segundo o meu ponto de vista?
  • Eu tenho poder de permanência nas situações mais difíceis ou tento, mesmo antes de entender o significado delas, eliminá-las?
  • Minha oração. Eu louvo ao Senhor por tudo que ele faz em minha vida ou peço as coisas para mim?

b) Uma chave para a leitura:

Estas poucas linhas falam de vida, movimento, jornada, reunião … Este é o objetivo do modo que está escrito. A vida é marcada pelo testemunho. Os apóstolos são enviados, não trazem nada de si mesmos, mas tornam-se vida, movimento, jornada, encontro, um caminho que traz vida aonde quer que vá.

v. 46. «Assim está escrito que o Cristo sofreria e no terceiro dia ressuscitaria dos mortos. O que está escrito? Onde? A única escritura que conhecemos é a do encontro. Parece que Deus não pode passar sem a humanidade, e assim Deus procura pessoas onde quer que elas estejam e não desistirá até que Deus as abraça. Isto é o que está escrito: Um amor eterno, capaz de suportar o sofrimento, de beber o cálice da dor em seus resíduos, de modo a olhar mais uma vez para o rosto dos filhos amados. Nas profundezas da não-vida, Cristo desce para pegar a mão da humanidade para levar a humanidade de volta para casa. Três dias! Três momentos: paixão, morte, ressurreição! Isto é o que está escrito para Cristo e para todos aqueles que pertencem a ele. Paixão: você se entrega com confiança, e o outro faz com você o que ele quiser, ele te abraça ou maltrata você, ele te recebe ou te rejeita … mas você continua amando até o fim. Morte: uma vida que não pode ser levada de volta … morre, é extirpada … mas não para sempre, porque a morte tem poder sobre a carne, mas o espírito que vem de Deus volta para Deus. Ressurreição: Tudo faz sentido à luz da vida. O amor dado uma vez não morrerá, mas sempre ressuscitará novamente.

v. 47. E em seu nome, o arrependimento para o perdão dos pecados seria pregado a todas as nações, começando de Jerusalém. A palavra de Jesus, falada no tempo, não chega ao fim. Precisa daqueles que a proclamam. Os apóstolos vão, enviados no santo nome de Deus. Eles vão para todas as nações. Não mais para um povo escolhido, mas para todos os que são agora escolhidos. Eles vão colocar seus braços ao redor do ombro de seus irmãos e irmãs e convertê-los, virá-los para eles e dizer-lhes: Tudo é perdoado, você pode viver a vida divina mais uma vez, Jesus morreu e ressuscitou para você ! Fé não é uma invenção. Eu venho de Jerusalém, eu o vi com meus olhos, eu o experimentei em minha vida. Eu não estou dizendo mais do que a minha história, uma história de salvação.

v. 48. Você é testemunha disso. Nós conhecemos a Deus por experiência. Ser testemunha significa carregar a palavra que é Cristo escrito em sua pele, sílaba tecida por sílaba. Quando alguém é tocado por Cristo, torna-se uma lâmpada brilhante, mesmo sem o conhecimento! E se alguém quisesse apagar a chama, ela se acenderia novamente, porque a luz não vem da lâmpada, mas do Espírito derramado no coração e irradia interminável comunhão eterna.

v. 49. E agora estou enviando sobre você o que o Pai prometeu. Permaneça na cidade, até que você esteja vestido com o poder do alto ». As promessas de Jesus são sempre cumpridas. Ele vai embora, mas não deixa seus amigos órfãos. Ele sabe que eles precisam da presença constante de Deus. E Deus volta para a humanidade. Desta vez, não mais na carne, mas invisivelmente no fogo de um amor intangível, no ardor de uma ligação que nunca será quebrada, o arco-íris da aliança ratificada, o esplendor do sorriso de Deus, o Espírito Santo. Vestidos em Cristo e no Espírito Santo, os apóstolos não terão medo e poderão finalmente ir!

v. 50. Então ele os levou até os arredores de Betânia, e levantando as mãos os abençoou. O momento da separação é solene. Betânia é o lugar da amizade. Jesus levanta as mãos e abençoa a sua. Esta é uma saudação e um presente. Goes não se afasta de si mesmo, Deus simplesmente os deixa para voltar em aparência diferente.

v. 51. Agora, ao abençoá-los, retirou-se deles e foi levado ao céu. Toda separação traz tristeza com isso. Mas neste caso a bênção é um legado de graça. Os apóstolos vivem em uma comunhão tão intensa com o seu Senhor que não estão conscientes de uma separação.

v. 52. Eles o adoraram e depois voltaram para Jerusalém cheios de alegria. Grande é a alegria dos apóstolos, a alegria de percorrer as ruas de Jerusalém com um tesouro sem limites, a alegria de pertencer. A humanidade de Cristo vai para o céu, para abrir um portão que nunca mais será fechado. A alegria da superabundância da vida que Cristo agora derramou em sua experiência nunca cessará …

v. 53. E eles estavam continuamente no Templo louvando a Deus. Para ficar … é um verbo muito importante para o cristão. Permanecer pressupõe uma força especial, a capacidade de não fugir das situações, mas de vivê-las saboreando-as até suas profundezas. Para ficar: um programa evangélico para ser compartilhado com todos. Então o louvor flui sinceramente, porque, ao permanecer, a vontade de Deus é sorvida como uma bebida saudável e inebriante de felicidade.

c) Reflexão:

O testemunho da caridade na vida da igreja é sem dúvida o espelho mais claro para a evangelização. É o instrumento que solta o solo para que, quando a semente da Palavra cair, possa dar frutos abundantes. As boas novas não podem escolher outras maneiras de tocar os corações das pessoas do que a do amor mútuo, uma experiência que leva diretamente à fonte: «Este é o meu mandamento: que amem uns aos outros como eu os amei» (Jo 15,12). ). Encontramos tudo isto na Igreja primitiva: «Esta é a prova do amor, que ele entregou a sua vida por nós e nós também devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3:16). O discípulo que conheceu e conheceu Jesus, o discípulo amado, sabe que não pode falar dele e não andar pelos caminhos que andou. «Eu sou o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14, 6). Que palavras melhores podem expressar que o caminho elevado de toda evangelização é o amor gratuito? Cristo é o caminho da evangelização. Cristo é a verdade para transmitir na evangelização. Cristo é vida evangelizada. E o amor com o qual ele nos amou é a evangelização, um amor dado sem condições, que não recua, mas avança até o fim, fiel a si mesmo, mesmo ao preço da morte, numa cruz de maldição, para mostrar a face do Pai. como um amor, um amor que respeita a liberdade dos seres humanos, mesmo quando isso significa rejeição, desprezo, agressão e morte. «A caridade cristã tem uma grande força evangelizadora. Na medida em que se revela como um sinal e uma janela do amor de Deus, abre as mentes e os corações para a proclamação da Palavra da verdade. Como disse Paulo VI, as pessoas de hoje, que procuram autenticidade e concretude, valorizam mais as testemunhas do que os professores, e geralmente só se deixam guiar para descobrir a profundidade e as exigências do amor de Deus, se tiverem sido tocadas pelo sinal tangível da caridade. » (CEI, Evangelização e testemunho da caridade, em Enchiridion CEI, vol. 1-5, EDB, Bolonha 1996 n. 24). Todo esforço pastoral que queira mostrar a profunda relação entre fé e caridade à luz do Evangelho, e aquela nota característica do amor cristão que é proximidade e cuidado, tem o dever de motivar e sustentar a abertura aos outros em serviço. (cf. Lc 10:34).

  1. ORAÇÃO
    Salmo 22, 22-31

Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel.
Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.
Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face.
Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.
Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.
Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração.
Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

  1. CONTEMPLAÇÃO
    Senhor, eu sei que a evangelização requer profunda espiritualidade, autenticidade e santidade de vida por parte de testemunhas, pessoas de fé madura, capazes de vivenciar bem para tornar sua experiência pessoal de fé um ponto de encontro e um lugar de crescimento em contatos interpessoais. construindo assim relações profundas abertas à Igreja, ao mundo e à história. Ainda me sinto inadequado. Num contexto em que imagens, palavras, propostas, projetos e registros se sucedem rapidamente e desorientam, quase intoxicam pensamentos e confundem sentimentos, dar testemunho é uma palavra privilegiada para uma pausa reflexiva, para um momento de repensar. Eu sou aquele que é levado por essas imagens, palavras e projetos? De uma coisa eu tenho certeza, e isso me conforta. Mesmo o testemunho mais belo seria, a longo prazo, impotente se não fosse iluminado, justificado, explicitado por uma proclamação clara e inequívoca do Senhor Jesus. A Boa Nova, proclamada por uma testemunha viva, mais cedo ou mais tarde precisa ser proclamada pela palavra da vida. Eu justificarei minha esperança proclamando seu nome, seu ensinamento, sua vida, suas promessas, seu mistério como Jesus de Nazaré e Filho de Deus. Esta parece-me ser a maneira mais simples de despertar o interesse em conhecê-lo, Mestre e Senhor, que escolheu viver como filho do homem para nos mostrar a face do Pai. Todo esforço pastoral hoje que se encontra acorrentado pela fé, poderá pedir a você, Deus, que as portas da pregação sejam reabertas para proclamar o mistério de Cristo, o tipo de pregação que, como palavra divina, faz maravilhas naqueles que crêem.

Fonte: site ocarm.org